top of page

Transição de Carreira

Atualizado: 26 de nov. de 2020




É muito mais comum do que pensamos encontrarmos profissionais consolidados, buscando mudar de carreira. Em uma pesquisa da Pactive Consultoria cerca de 58% dos profissionais brasileiros gostariam de começar uma nova carreira.

Isso se deve, em grande parte dos casos, porque o profissional não teve a oportunidade de conhecer-se melhor e identificar as carreiras com as quais teria mais afinidade. Na ânsia por escolher uma profissão muitos acabam optando por carreiras que agradam a família ou que lhe trarão retorno financeiro, sem avaliar se estão de acordo com seus propósitos de vida.


Muitos profissionais desistem da ideia de mudar pelo fato de se acharem "maduros" demais para recomeçar. Se este é o seu caso, aqui vão algumas dicas para te preparar para a mudança:


- avalie o que você não gosta de fazer no dia a dia e pense se na profissão almejada estas não serão atividades recorrentes;

- faça uma lista de atividades que você tem com facilidade e assuntos que gosta de compartilhar;

- prepare-se financeiramente;

- não compare sua trajetória com a de outras pessoas, cada um tem sua experiência;

- prepare-se através de cursos que tenham sentido para a nova área;

- pesquise sobre a nova área, principalmente, com quem trabalha nela;

- faça uma boa rede de networking;

- procure ajuda de um profissional.


"Ah Simone, mas estou velho pra recomeçar". É muito comum ouvir isso! Mas, recentemente ouvi uma frase que me marcou e mudou minha forma de pensar: "Você acredita que daqui há 5 anos estará vivo? Sim? Então, você que escolhe como você quer passar estes cinco anos..."

E é isso! O tempo vai passar. Então, o que você vai fazer com ele?


bottom of page