Home Office: parece que ele veio para ficar! Há algum tempo as empresas vinham pensando a respeito desse modelo de trabalho, mas ainda haviam muitas dúvidas se funcionaria. Grandes corporações, ainda timidamente, vinham implantando este formato de trabalho, mas nada muito efetivo até então. Com a pandemia, o que era uma possibilidade, passou a ser necessidade.
Com isso, muitas empresas entenderam que o modelo híbrido de trabalho trouxe benefícios em produtividade, qualidade de vida e economia em relação aos recursos da empresa. Desta forma, até mesmo a flexibilidade na contratação aumenta, pois posso contratar um profissional de Recife para trabalhar remotamente em São Paulo.
Mas, não é apenas a empresa quem ganha. O colaborador também aderiu muito bem ao home office. O tempo gasto no deslocamento foi revertido para estudos, academia, tempo com a família e em tantas outras atividades que agregam (e muito) no fato qualidade de vida.
Em uma pesquisa da Robert Half, que ouviu 620 profissionais, 86% dos entrevistados considera que o pacote de benefícios das empresas precisam ser atualizados após a pandemia e a inclusão do home office neste pacote de benefícios é um dos pontos mais citados. E, ainda, 71% dos entrevistados considera buscar por recolocação caso o empregador atual não adote o home office.
Há também quem não goste de trabalhar em casa. Muitos trabalhadores citam a dificuldade de equilibrar a rotina da casa com o trabalho como um ponto negativo. Porém, são poucos os que preferem abrir mão deste benefício.
O home office ainda traz inúmeros desafios para as empresas, como a gestão de pessoas, manutenção da cultura organizacional, segurança da informação, entre outras tantas. Porém, se faz necessário repensar nossos conceitos a respeito do mundo do trabalho e nos atualizarmos para progredir.
Efeitos da globalização e do acesso à tecnologia em nosso meio! E você, o que pensa a respeito? É do time pró ou contra home office?
Comments